O período da colheita da maçã, em Fraiburgo, vai até o início do mês de abril, dependendo das condições climáticas e qualidade das frutas, sendo um atrativo responsável por movimentar todo o turismo do município e da região, uma vez que, cidades como Treze Tílias, Pinheiro Preto, Videira, Arroio Trinta e Tangará – parceiras da Rota da Amizade são movimentadas como reflexo da temporada de colheita da maçã. De janeiro a abril, as espécies que predominam a temporada da colheita, são a Fugi e a gala.
– Com belas paisagens naturais, Fraiburgo atrai turistas de todo o Brasil que desejam vivenciar a experiência de colher a maçã do pé e entender melhor sobre sua produção. Celebrando os costumes e tradições dos descendentes, a cidade faz parte da IGR do Vale dos Imigrantes.
– Além de alavancar a mão de obra de Fraiburgo, a colheita da fruta ainda é responsável pelo fortalecimento do turismo local. O município é o segundo colocado do estado em produção de maçã, a área cultivada é de aproximadamente 1.781 hectares.
– Nos últimos anos, a fruta tem trazido visitantes em outros datas também, tais como a época da florada e no inverno, quando os pomares ficam todos congelados, proporcionando paisagens que atraem muitos turistas.
Os passeios pelos pomares e pela parque ecológico e floresta René Frey, são realizados pela Maçã Tu (MTur), empresa que leva os turistas em veículos adaptados para transitar em terrenos acidentados. Com uma programação de visitas agendadas por grupos, com embarque e a volta, partindo do Hotel Renar
Num evento que já se tornou tradição no município de Fraiburgo (Meio-Oeste), a Abertura Oficial da Colheita da Maçã, que tem a chancela do empresário, Edson Ziolkowski, CEO do Hotel Renar, (foto0, local da solenidade em que o anfitrião recepcionou autoridades municipais e estaduais, empresários de vários segmentos do setor econômico do município e da região.
A partir da esquerda, jornalistas Evandro Novak, presidente da Abrajet Nacional; Wilson Ribeiro Cardoso Júnior, prefeito de Fraiburgo; jornalista, Juarez Tavares, presidente da Abrajet/RS; Catiane Seif, secretária adjunta da secretaria de Estado do Turismo; Valdir Colatto, secretário de Estado da Agricultura, e Edson Ziolkowski, CEO do Hotel Renar e anfitrião do evento
O prefeito Wilson Ribeiro Cardoso Junior (foto) encerrando o ato solene enalteceu a tenacidade e a superação dos problemas e os inúmeros desafios, enfrentando com coragem e determinação os humores do clima desfavorável que dificultou a produção dessa safra. “Estão de parabéns todos os produtores de Fraiburgo e região, que são a mola mestra da pujante economia do nosso município”. – Wilson agradeceu a ajuda substancial que os deputados parceiros estão dando ao seu município. Com apoio do setor produtivo da maçã e dos parlamentares parceiros, estamos conseguindo manter a malha viária em boas condições de tráfego para o escoamaento da produção das frutas produzidas em Fraiburgo.
Prestígio – A solenidade da Abertura Oficial da Colheita da Maçã, foi prestigiada, além do prefeito de Fraiburgo; por líderes e técnicos da Epagri e da Cidasc; a diretora de Turismo de Fraiburgo, Natália Latrechia, o secretário de Estado da Agricultura, Valdir Colatto, deputados Oscar Gutz e Ivan Naatz, a secretária-adjunta de Turismo, Catiane Seif; o secretário executivo da Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM), o presidente da Abrajet Nacional, jornalista Evandro Novak, e de profissionais da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (ABRAJET) dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e convidados especiais.
Fator clima reduz produção
Nesta safra cerca de 15% do volume produzido em Santa Catarina, sairão dos pomares de Fraiburgo e região. – A Safra 2023/24 proporcionará aos consumidores frutos doces, crocantes, suculentos e coloridos. A constatação é da Comissão Técnica de Acompanhamento de Safra da Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM) – Apesar de um inverno com temperaturas acima da média, a safra deve ser muito semelhante a anterior, com frutos de excelente qualidade.
O diretor executivo da Associação, Moisés Lopes de Albuquerque (foto) declarou que as últimas duas safras também foram afetadas por fatores climáticos e foram igualmente pequenas. Por isso a quebra expressiva se dá neste ano em relação ao potencial produtivo, haja vista que em relação à última safra os números são semelhantes. “Teremos menos frutos por planta e frutos de tamanho menor do que esperávamos, mas a qualidade da será novamente excelente”, declarou.
– “Somos campeão nacional na produção de maçã, isso é fruto do trabalho conjunto com os nossos produtores, por meio da Epagri, Cidasc, Ceasa, cooperativas e setor privado. Temos o compromisso com a pesquisa e proteção dos nossos pomares. Estamos trabalhando para viabilizar mais infraestrutura para o campo e para garantir a sucessão familiar. O turismo também tem sido uma das forças para alavancar o setor”, afirma o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto.
– O Brasil deve produzir 1,13 milhões de toneladas, sendo que Santa Catarina responderá por metade deste volume: – 85 mil toneladas, ou seja, 15% do total produzido pelo Estado sairão da região de Fraiburgo, formada por 41 produtores, – 70% da produção dessa safra terá como destino o mercado interno de frutas frescas; – 25% vão para a indústria de transformação, sucos, desidratados, geleias, vinagre, 5% para o mercado externo.
O evento contou com a participação da secretária adjunta de Estado do Turismo, Catiane Seif (foto). Ela confessou que o município de Fraiburgo conquistou seu coração. – “Desde o primeiro minuto que assumi como secretária adjunta com o Evandro Neiva como titular da pasta, dia 3 de março do ano passado, o governador Jorginho Mello nos afirmou categoricamente, que “que o turismo em Santa Catarina, seria prioridade no seu governo. – Ele acredita que o turismo é uma matriz econômica que gera emprego, renda, gera desenvolvimento. – Pela pujança do agronegócio que movimenta a economia do município e da região, Fraiburgo já estava na minha agenda, e o prefeito Wilson tem o meu compromisso que a secretaria já é parceira de Fraiburgo”.
Em depoimento à imprensa que cobriu o evento, a diretora de Turismo de Fraiburgo, Natália Latrechia (foto), disse que, “A maçã é um forte atrativo turístico da cidade. Motivados por viver a experiência da colheita da maçã e provar a culinária típica, milhares de turistas visitam a cidade. A colheita é intensificada entre os meses de dezembro, janeiro e fevereiro, mas Fraiburgo recebe turistas o ano inteiro”. A expectativa do município, é atrair mais de 100 mil turistas durante o ano de 2024.
– Ela lembra que, durante o período da colheita da maçã, de janeiro a abril, a atividade é responsável pelo incremento da economia local, além de impulsionar a mão de obra na região. Fraiburgo, o segundo maior produtor de maçãs do estado, cultiva em torno de 1.781 hectares, sendo um destino de grande interesse para turistas que desejam conhecer de perto, o que a vida urbana não oferece.
Na ocasião, o município de Fraiburgo foi contemplado com recursos no valor de R$ 100 mil, por meio de emenda parlamentar do deputado Ivan Naatz
Logo após a solenidade, foi servido almoço às autoridades, imprensa e convidados, nos jardins do Hotel Renar, à base de michuím de carneiro, regado a chope de maçã. De sobremesa, os comensais puderam degustar torta de maçã, uma receita cuidadosamente preservada pela mãe do empresário, Edson Ziolkowski, fundadora do Hotel Renar, Guerda Ziolkowski
Em seguida, todos foram convidados para visitar um pomar no interior, para colheita da maçã diretamente no pé. Os jornalistas e convidados foram conduzidos pelo ônibus Lobisomem, da empresa MTur, adaptado para trafegar em terrenos acidentados.
A propriedade anfitriã do grupo, foi o sítio Viva Bem, dos produtores, Márcio e Elionete Konkol (foto), que integram a ABPM e o Turismo Rural de Fraiburgo-SC
Edição: Lúcio Colombo (Abrajet/SC), com informações de Natália Latrechia (Diretora de Turismo/Divulgação — Vânia Monteiro (Abrajet/SC)
Fotos: Carlos Alves (Abrajet/SC)