IRINEÓPOLIS: – Arrecadação de alimentos ultrapassou as expectativas do Grupo Raio de Luz

– A campanha para arrecadar os alimentos para a Casa São José de Acolhimento de Jaraguá do Sul, que acolhe gratuitamente pacientes e internados no hospital São José, boa parte deles em tratamento oncológico. Cada paciente tem direito a um acompanhante que também fica hospedado na casa.

– Mas, quem manifestou estar surpresa com a quantidade de doações, foi a coordenadora do projeto, Ina Costa,  que veio prestigiar o Grupo Raio de Luz.

Acolhimento Humanizado

Na entrevista ao jornalista do Diário do Planalto e Site: www.luciocolombo.com.br,  Ina Costa (foto), disse que a Casa de Acolhimento São José, acolhe muitos pacientes de todos os municípios da região da Amplanorte, em especial muitos de Irineópolis

– Natural de Monte Castelo, a coordenadora do projeto “Conforto Ecológico”, ela disse que tem um carinho especial pelos pacientes dos municípios da região.

– Por exemplo, já tem doações para buscar nos próximos dias, em Canoinhas, Monte Castelo e Três Barras, que também contribuiem significativamente com arrecadação de alimentos.  – Ela contou ainda, que a Casa de Acolhimento São José, vive exclusivamente de doações. –

– Sobre os procedimentos a serem seguidos pelos pacientes, Ina explicou o seguinte: – “Quem precisa fazer tratamento de radioterapia, quimioterapia na região, depois de uma consulta médica, são encaminhados via assistência social e pelas secretarias de Saúde das prefeituras. E, segundo Ina Costa, só entram na casa, pacientes encaminhados por meio do Hospital São José, que emite uma guia de internamento”.

Municípios da Amplanorte

– Ela contou ainda, que aqui da região do Planalto Norte, já passaram pela Casa São José, cerca de 2.500 pessoas atendidas gratuitamente. Só até março deste ano, 2025, já foram servidas mais de 61 mil refeições. O sistema de atendimento aos acompanhantes e pacientes, ocorre de segunda à sexta-feira, retornando nos finais de semana para suas respectivas cidades, permanecem na casa,  de dois meses ou mais, se for necessário.

– A casa é aberta 24 horas, com acolhimento humanizado, para os pacientes que precisam de tratamento, atendidos  operacionais diurnos e noturnos. – Além de pacientes oncológicos, a casa recebe também pessoas que vão fazer transplante no hospital, com direito a um acompanhante.

– Tem pessoas que fazem o tratamento no hospital, e fazem as refeições na casa. Outros necessitam tomar banho,  lavar e trocar a roupa, fazer uma refeição e descansar. A casa também disponibiliza esse serviço gratuitamente.

– No final da entrevista, Ina agradeceu a todos Irineópolis que fizeram as suas doações, especialmente pelo empenho e dedicação pelo magnífico trabalho realizado pelas integrantes do Grupo da Terceira Idade Raio de Luz, liderado por Da. Sinézia Ossoski.

Reportagem: –  Lúcio Colombo – www.luciocolombo.com.br

Fotos: Grupo da Terceira Idade Raio de Luz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *