
Jovem modelo de Joaçaba, Maitê Novak, mostra no pomar, as saborosas e suculentas maçãs produzidas no município de Fraiburgo (Meio-Oeste de Santa Catarina) – Foto: Maely Silva
Tradicional evento de Abertura Oficial da Colheita da Maçã marca o início da safra 2025/26. Setor estima que deve alcançar 615 mil toneladas da fruta em Santa Catarina
Janeiro marca o início de mais uma safra que movimenta a economia catarinense a partir do Meio-Oeste, levando o sabor da terra para todo o Brasil. Reconhecida como a Capital Nacional da Maçã, Fraiburgo realiza no dia 30 de janeiro a Abertura Oficial da Colheita da Maçã, celebrando um dos principais ciclos produtivos do estado.
Santa Catarina é hoje o maior produtor de maçãs do país, responsável por mais de 50% da produção nacional. Fraiburgo tem papel central nesse cenário, com 1.781 hectares de macieiras e forte representatividade no Meio-Oeste, região que responde por cerca de 17% da produção estadual.

– A safra catarinense 2025/26 tem previsão de atingir 615 mil toneladas, impulsionada por condições climáticas favoráveis e pelo avanço tecnológico no campo. As noites frias contribuem para a coloração e qualidade dos frutos, enquanto o trabalho diário de centenas de famílias garante que a maçã catarinense siga sendo referência em sabor, qualidade e tradição
– Santa Catarina é hoje o maior produtor de maçãs do país, responsável por mais de 50% da produção nacional. Fraiburgo tem papel central nesse cenário, com 1.781 hectares de macieiras/Foto: Maely Silva-Bom Dia SC
– A abertura oficial simboliza o esforço conjunto de agricultores, empresas, técnicos, instituições e comunidades que constroem, ano após ano, a força da maçã fraiburguense. A nova safra reforça o protagonismo do município e promete gerar resultados expressivos para toda a região.

“A maçã é parte da nossa história e da nossa identidade. Cada safra representa o trabalho de milhares de famílias, o fortalecimento da economia, do turismo e o reconhecimento de Fraiburgo como uma das principais forças do agronegócio catarinense. Celebrar a colheita é celebrar o nosso povo, que produz com qualidade, dedicação e orgulho.”, afirma o prefeito Wilson Ribeiro Cardoso Júnior, na foto com a esposa e primeira dama de Fraiburgo, Suzana Cardoso (Foto: Lúcio Colombo)

NATÁLIA LATRÉCHIA E EDSON ZIOLKOWSKI, SÓCIO-PROPRIETÁRIO E CEO DO HOTEL RENAR – (Foto: Lúcio Colombo)
A Diretora de Turismo do município, Natália Latrechia (foto), fala que o momento é muito aguardado anualmente, Fraiburgo se enche de cores e sabores, a maçã chama a atenção pela sua cor, aroma e por ser uma delícia, nesta época os Hotéis da cidade e da região ficam lotados, toda a cadeia do Trade Turístico ganha com isso, colher a fruta do pé e poder saboreá-la na hora é uma experiência sem igual, conclui Natália.
A solenidade do dia 30 contará com a presença confirmada do governador do Estado, Jorginho Mello, da Secretária de Turismo de Santa Catarina, Catiane Seif e de diversas autoridades regionais, lideranças do setor produtivo e representantes do trade.
Turismo em pauta: Fraiburgo sedia I Fórum de Turismo do Vale dos Imigrantes
Como parte da programação oficial, a cidade recebe na noite do dia 29 de janeiro, às 19 horas, no Centro de Eventos do Hotel Renar, o “I Fórum de Turismo do Vale dos Imigrantes”, promovido pela Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo de Santa Catarina (ABRAJET-SC) em parceria com a IGR Vale dos Imigrantes.
O encontro reunirá prefeitos e secretários de turismo dos 36 municípios que integram a região, representantes do trade turístico e jornalistas especializados. O evento também marca mais um Encontro das ABRAJET’s do Sul, com a presença de profissionais do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

– A principal palestra será conduzida por Alexandre Sampaio (foto), presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), diretor da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e coordenador do Conselho Empresarial de Turismo da Confederação, com o tema “Vai Turismo”, abordando perspectivas, desafios e oportunidades para o desenvolvimento do setor. (Foto: Internet/Divulgação)
Para Alexandre Sampaio – O Vai Turismo é um movimento nacional que conecta pessoas, ideias e instituições para impulsionar o turismo responsável e sustentável no Brasil/foto: Internet
Também participam como palestrantes Natália Latrechia, presidente da IGR Vale dos Imigrantes e Diretora de Turismo de Fraiburgo; e Adelino Dias, presidente da Rota da Amizade Convention & Visitors Bureau. e Aline Lopes – Gestora do Turismo da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. — Fotos: Internet/Divulgação

O empresário Adelino Dias (foto), que assumiu a presidência da Rota da Amizade e Convention & Visitors Bureau para o biênio 2025/2026

Aline Lopes (foto), gestora de turismo da CNC: – “Quando reunimos prefeitos, secretários de turismo, lideranças do setor e jornalistas especializados em um mesmo ambiente, criamos um espaço real de construção de posicionamento turístico. O Fórum nasce com esse propósito: provocar diálogo, apresentar o potencial da região e ampliar a visibilidade dos destinos que compõem o Vale dos Imigrantes.
A ABRAJET-SC entende que o jornalismo de turismo tem papel estratégico na valorização dos territórios, e Fraiburgo, no contexto da colheita da maçã, traduz perfeitamente essa união entre identidade, economia e experiência turística”, afirma Maely Novak, presidente da ABRAJET-SC.
Agricultura, turismo e identidade regional
Tradicional evento de Abertura Oficial da Colheita da Maçã em Fraiburgo, marca o início da safra 2025/26/Foto: Maely Silva-Bom Dia SC
— A realização conjunta da Abertura Oficial da Colheita da Maçã e do I Fórum de Turismo reforça o posicionamento de Fraiburgo e da região do Vale dos Imigrantes como um território onde agricultura, turismo, economia e identidade cultural caminham juntos.
Mais do que celebrar o início da colheita, o evento evidencia a força do agronegócio catarinense, o papel estratégico do turismo rural e de experiência, e o potencial da região para o desenvolvimento sustentável, geração de renda e fortalecimento do destino no cenário estadual e nacional.É tempo de colheita. É tempo de valorizar quem faz a agricultura acontecer e transforma o campo em orgulho para Santa Catarina.
Fonte: Colheita da Maçã/Divulgação
Fotos: Maely Silva – Lúcio Colombo – Internet/Entidades/Divulgação

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.