Fenaostra 2024: No centroSul, restaurantes e shows imperdíveis da festa em Florianópolis

Pratos com ostra são destaque da tradicional festa de Florianópolis – Foto: Germano Rorato/ND

“A Fenaostra já é tradição na cidade e valoriza nossa iguaria gastronômica. Somos o maior produtor nacional de ostras, e, nesses dias, teremos uma programação variada, celebrando nossa cultura manezinha e nossa culinária”, destacou o prefeito, Topázio Neto.

Serão ao menos 12 restaurantes e cerca de 60 expositores, além de atrações nacionais e locais. A expectativa, segundo Topázio, é que 70 mil pessoas passem pelo CentroSul nos seis dias de realização. “Na última edição, cerca de 60 mil pessoas prestigiaram a festa. Neste ano, a projeção é de um crescimento entre 10% e 15%, podendo chegar a aproximadamente 70 mil participantes”, disse.

A maricultura é responsável por movimentar parte da economia catarinense, tendo Florianópolis como o maior produtor nacional e responsável pelo abastecimento da maior parte do país.

Para celebrar esse marco, a Fenaostra reúne o melhor da culinária de frutos do mar, com oito restaurantes que destacam a ostra em seus cardápios, com opções que vão desde in natura até criações inovadoras, como escondidinho e moqueca de ostras. Os outros quatro estabelecimentos oferecem opções para os mais diversos paladares.

  • “Teremos uma diversidade de opções que combinam saberes e modos de preparo dos tradicionais aos mais sofisticados, com influências de outras cozinhas, sempre mantendo o sabor único que só as ostras de Florianópolis proporcionam, ainda que in natura. A Fenaostra celebra esse sabor e esse potencial”, explica a secretária de Turismo, Cultura e Esporte, Zena Becker.

Desde 2014, Florianópolis ostenta o título de Cidade Criativa Unesco da Gastronomia. A presidente do FloripAmanhã e coordenadora deste programa em Florianópolis, Anita Pires, explica a importância do título. “Esse título foi discutido e aceito pela Unesco dentro de um novo conceito de resgatar a história gastronômica da Ilha desde os ancestrais e, ao mesmo tempo, qualificar a cadeia produtiva da maricultura. Essa produção gera emprego, riqueza e agrada os turistas”, esclarece.

SHOWS MUSICAIS

A programação musical será novamente grande atrativo. Entre as atrações nacionais, haverá shows de pagode do Pixote, com três décadas de sucessos, e da cantora Yasmin Santos, um dos nomes da música sertaneja feminina. Esta edição também contará com grupos locais consagrados, como o trio Entre Elas, a banda Expresso Rural, o samba do Quinteto SA e a manezinha Dazaranha, que fez um dos shows mais emocionantes do ano passado.

Além dos principais shows, que ocorrerão à noite, todos os dias, no horário do almoço, haverá apresentações de música acústica ao vivo.

– Nos dias de semana, a entrada será gratuita até as 17h. O ingresso poderá ser garantido online ou presencialmente, sendo exigida, neste último caso, a apresentação de documento de identificação com foto.

– Durante todo o dia, nos fins de semana, assim como no período noturno em todos os dias da festa, o acesso terá custo, com valores que variam conforme a atração e o horário de entrada.

– O detalhamento dos horários e valores, assim como o espaço para solicitação dos ingressos gratuitos, pode ser conferido na plataforma de venda de ingressos.

– O evento terá serviço de estacionamento disponível nos arredores do CentroSul. Para permanência de veículos entre 11h e 20h, o custo será de R$ 20. A partir das 20h, R$ 30.

– A retirada dos veículos deverá ser feita até as 2h da madrugada. Esses valores são válidos para todos os dias do evento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *