Com a chancela da Ciaele Tur Viagens e Turismo, e Master Turismo, ambas da cidade de Irineópolis, um grupo de 96 pessoas (foto), dos municípios de General Carneiro-PR, Porto União, Canoinhas, Irineópolis e Papanduva, região do Planalto Norte catarinense, no último domingo, 13, fizeram um passeio de trem pela deslumbrante Serra do Mar, com 60 quilômetros de pura emoção, percorridos sobre os trilhos do antigo ramal São Francisco, inaugurado em 1913.
O passeio sobre trilhos a bordo de vagões originais puxados por uma locomotiva movida a vapor do início do século XX, fez parecer magia aos olhos das pessoas que viajaram em meio a montanhas, florestas nativas, túneis e viadutos, partindo da estação de Corupá, até Rio Negrinho.
– Isso tudo hoje, em pleno século XXI, só é possível, graças a um grupo de ferroviários veteranos, integrantes da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), que há longos anos se dedicam a reformar e revitalizar vagões e locomotivas abandonadas, e que foram protagonistas no progresso e desenvolvimento econômico e social da região. – O sonho desses abnegados de “ressuscitar” a estrada de ferro e os trens de passageiros exclusivos para o turismo, se transformou em realidade.
O passeio de Trem pela Serra do Mar catarinense é considerado uma das mais belas viagens em serra no sul do Brasil
– Os passageiros ficam encantados com um dos melhores roteiros turísticos entre a natureza, a diversão e a empolgação de um trem do século passado que percorre o trajeto mais longo de serra, tracionado por uma locomotiva a vapor, é de 60 quilômetros de pura emoção.
– A viagem de ida de Rio Negrinho realizado no sábado com um grupo de turistas, e outro no domingo, de Corupá a Rio Negrinho, com um novo grupo, transita pelas Estações Ferroviárias de Serra Alta e de Rio Vermelho, onde então, inicia o trecho pela exuberante Serra do Mar Catarinense, passando por cinco túneis, além de viadutos e pontes, como a que passa sobre o Rio Hansa Humb oldt, o qual costeia a linha férrea, sendo um espetáculo à parte.
O jovem Thomaz Schoefflel, Guia Turístico da ABPF-Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, com sede em Rio Negrinho, acompanhou o grupo do Planalto Norte, narrando a história da ferrovia desde o início do século passado, o progresso e o desenvolvimento da região da Serra do Mar. – Contou com detalhes as características da formação dos morros, cascatas, floresta da mata atlântica que formam a da Serra do Mar. Respondeu perguntas dos turistas sobre os costumes, a cultura e formação étnica dos habitantes, das localidades e estações ao longo do passeio, de Curupá a Rio Negrinho.
ALMOÇO NO MEIO DA SERRA
O almoço para os passageiros, foi servido em meio a Serra do Mar, na comunidade de Rio Natal. Durante a parada de 1h30min, os visitantes almoçaram no salão da igreja de Rio Natal, onde puderam reviver as antigas festas de comunidade. – No local, tiveram alguns momentos de meditação junto à natureza, apreciando as típicas paisagens do interior catarinense.
CAFÉ COLONIAL NO SÍTIO ENCERRA O PASSEIO
O domingo mágico dos turistas oriundos da região do Planalto Norte, terminou no final tarde, com um delicioso e restaurador Café Colonial, servido numa propriedade rural típica no interior de Rio Negrinho. Foi, sem dúvida, na opinião unânime dos viajantes, “um passeio espetacular que deve ser repetido várias vezes”.
Texto e Edição: Lúcio Colombo – Fonte: ABPF – Fotos do Grupo e da ABPF-Rio Negrinho-SC