O Turismólogo, Marcelo Tokarski, narrando aos convidados, os detalhes de como o projeto foi construído
Com a chancela da Associação de Moradores do Distrito Campo da Água Verde (AMCAV), presidida pelo comunicador, Sérgio Moreira, que encampou o projeto para a edição de um documentário contando com riqueza de detalhes, chamado de “Estrada Dona Francisca, de Mafra a Porto União – Resgatando sua História”, financiado por meio do Paulo Gustavo (LPG), com apoio da prefeitura de Canoinhas, por meio da Fundação Cultural.
O filme-documentário foi apresentado em evento realizado na noite do dia 14 de novembro, no auditório da Joy Eventos (ex-Fameplan), com a presença de autoridades municipais, professores, jornalistas, historiadores e pesquisadores, equipe de filmagem, edição e produção, convidados especiais e o público que prestigiou o evento.
– O idealizador do projeto do resgate da história da Estrada dona Francisca, é o turismólogo, Marcelo Tokarski, Especializado em Planejamento do Turismo, graduado em Turismo, graduado em Administração, e graduado em Curso Sequencial de Comércio Exterior, mestre em Desenvolvimento Regional pela UnC, especialização em Planejamento do Turismo. – Todos os cursos citados foram realizados pela Fundação Universidade do Contestado – Campus Canoinhas, em seu discurso de abertura do evento, agradeceu a colaboração de todas as personalidades entrevistadas, e em especial o seu tio, Fernando Tokarski, ausente por motivo de doença, que foi importante com seu conhecimento sobre a história da Estrada Dona Francisca.
– Citou a AMCAV como parceira e que acreditou no projeto, todos os profissionais e protagonistas na construção do projeto, e aos amigos que trabalharam para que o documentário se tornasse realidade. – Tokarski lembrou também do COMTUR-(Conselho Municipal de Turismo), órgão que exerce importante papel no andamento dos editais, e uma gama de projetos em favor do nosso turismo.
– Agradeceu também à plateia presente, confessando a seguir que, “no início, estávamos idealizando o projeto, imaginávamos que, no máximo, contaríamos a história em um vidiozinho de 25 minutos. Entretanto, a coisa tomou uma proporção, que acabamos fechando a edição com de um documentário de durou duas horas.
– Marcelo revelou que, alguns professores, já estão requisitando o filme para ser inserido na grade curricular da rede municipal de ensino, e futuramente extensivo à rede estadual.
– Entre os entrevistados, além de antigos moradores, ex-trabalhadores na estrada, familiares dos carroceiros e caminhoneiros que conviveram com os pioneiros, nos episódios que contam a história da Estrada Dona Francisca, estão o jornalista e pesquisador, Lúcio Colombo; os historiadores e pesquisadores, Cilas Ziemann, Luiz Sérgio Buch, e Fernando Luiz Tokarski.
(Texto e Edição: Lúcio Colombo) — Fotos: Luiz Sergio Buch