Começou ontem, 28 de fevereiro e vai até domingo, o dia 3 de março, a BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa – capital de Portugal – considerada uma das principais feiras do setor no país
O segundo dia de BTL teve início na manhã desta quinta-feira, 29, e os quatro pavilhões começam a se movimentar. A feira, que se estende até este domingo (03), espera superar o número de visitantes da última edição, reunindo cerca de 45 mil participantes em todos os dias.
- O governo de Santa Catarina está representado nesse grande
- evento, pela secretária-adjunta da Setur(Secretaria de Estado do
- Turismo de Santa Catarina), Catiane Seiff (foto). Acerca de 40 dias,
- uma equipe da Setur foi à Lisboa para preparar o Stand catarinense
- na BTL (Foto: Lúcio Colombo)
Santa Catarina vem ampliando a divulgação como destino em diversos eventos especializados pelo mundo e considera estratégica a presença em Portugal. “Há alguns anos o estado negocia um vôo direto entre Florianópolis e Lisboa, via TAP (Transportes Aéreos Portugueses), e a conclusão dessas tratativas está cada vez mais próxima de se concretizarem”, avalia o deputado Carlos Humbert (PL), que integra a comitiva catarinense no evento. – “São novos horizontes, novas oportunidades de negócios e de atração de turistas qualificados para Santa Catarin”, enfatiza o parlamentar.
Santa Catarina se destaca
Com forte presença do Brasil, com destaque para Santa Catarina, a Embratur levou para a feira, 32 coexpositores em seu estande de 252m². No Stande de SC, se destacam segmentos prioritários como sol e praia, natureza, gastronomia, cultura e turismo de luxo.
Ni primeiro dia de evento, dia 28, uma série de ativações e assinaturas foram feitas, como o lançamento do “Brasil for foodies”, que visa reconhecer a excelência e diversidade gastronômica do país e angariar votos para o país na busca pelo título de Melhor Destino Gastronômico da América Latina.
Comitiva Catarinense
Fazem parte da comitiva catarinense, marcas de peso, tais como: Surfland, Green Valley, AVIP, ACIM (Núcleo Praia do Rosa), Lage do Jaguá, Santuário de Santa Paulina, bem como a Fluss Haus, a Rota da Amizade (forte base eleitoral de Jorginho Mello), Morada dos Canyons, Destino Floripa e a Liga Independente das Escolas de Samba de Joaçaba e Herval do Oeste, que teve apoio integral do governo do Estado no carnaval deste ano.
Festuris 2024 na BTL
O Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado já está com 50% dos espaços de expositores vendidos, sendo que 8% são estreantes. A previsão, segundo Marta Rossi, CEO do Festuris Gramado, para este ano é de crescer 10%. Dentre as novidades há o aumento do espaço de luxo, que agora conta com 1,2 mil metros quadrados, 200 metros a mais do que no ano passado.
– O evento está marcado entr os dias 7 e 10 de novembro nos pavilhões do Serra Park, superando os 12 mil participantes da última edição.
Connection Experience
Com datas marcadas para ocorrer entre os dias 15 a 18 de maio, o Connection Experience terá rodadas de negócios, feira de produtores artesanais brasileiros e uma programação de conteúdo destinado ao mercado.
– O evento, que ocupa o Centro de Gramado, o Palácio dos Festivais e a Rua Coberta e a Sociedade Recreio Gramadense, ocorre sob o tema Terroirs do Brasil, diante da proposição do Sebrae, valorizando os pequenos produtores locais de diferentes regiões dos biomas brasileiros. Além disso, o evento visa conectar o turismo com outros segmentos do Brasil e do exterior por meio das experiências, também são temas colocados pelo Festuris no BTL 2024.
– De acordo com os organizadores da edição 2024 da BTL, o evento promete ter uma oferta diversificada de expositores, setores e conteúdos, sempre com a missão de afirmar a BTL como feira de referência no setor do Turismo, em nível nacional e internacional.
As Ilhas de Cabo Verde, serão nesta edição, o Destino Nacional Convidado, e da próxima edição da BTL, serão as Ilhas dos Açores.
Edição: Lúcio Colombo, com informações de Janaína Brito e fotos da BTL: Ana Azevedo da M&E/Divulgação