Minas Gerais foi o estado escolhido pela Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet), para a realização de seu 38º Congresso Nacional, em Belo Horizonte, de 22 a 26 de novembro.
– O Conjunto Arquitetônico e Cultural da Praça da Liberdade em Belo Horizonte, o complexo da Pampulha, Mercado Central, Instituto Inhotim, e a histórica cidade de Ouro Preto, serão alguns dos atrativos visitados pelos jornalistas especializados em turismo, seus acompanhantes e convidados.
– Com os temas “O valor e a importância da Abrajet para a divulgação do setor Turístico Nacional e Minas Gerais, seus destinos culturais e históricos”, o evento pretende reunir a imprensa especializada do segmento de turismo de várias partes do país durante cinco dias de intensa programação.
– O congresso vem sendo organizado pela Abrajet-MG desde o início do ano, e, como bons anfitriões, os jornalistas especializados terão uma programação super especial, que promete ficar na história”.
– “Estamos elaborando uma programação intensa para os jornalistas convidados de todo o Brasil, discorrendo o valor e a importância da nossa entidade para a divulgação do setor turístico nacional, além de promover uma imersão em nossas Minas Gerais”, afirma a presidente da comissão organizadora, Sandra Coelho.
— “Apresentaremos a experiência jornalística da imprensa especializada em turismo no fomento, divulgação e incremento de nossa arte, por meio da apresentação de museus e artistas mineiros radicados no Estado. Mostraremos aos congressistas nossa diversidade cultural, ricas experiências gastronômicas e visuais em nossa capital e em alguns municípios vizinhos”, completa José Aparecido Ribeiro, Presidente da Abrajet-MG.
– O 38º Congresso Nacional da Abrajet tem patrocínio da Companhia. de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) por meio do Governo do Estado de Minas Gerais; e do Sesc em Minas, por meio do Departamento Nacional do Sesc, celebrado pelo Sesc/Senac e o Ministério do Turismo/Foto: Edy Fernandes
– Da pauta dos trabalhos do 38º Congresso Nacional da Abrajet, constam palestras, solenidades, visitas guiadas à complexos arquitetônicos, artísticos e culturais com relevância no turismo cultural, histórico e gastronômico de Minas Gerais.
A solenidade de abertura será no dia 22 de novembro, às 19 horas, no Palácio da Liberdade, onde o Governador de Minas Gerais, Romeu Zema recepcionará os jornalistas de turismo da Abrajet Nacional, autoridades e convidados especiais.
Palácio da Liberdade, a sede histórica do Governo de Minas Gerais, inaugurado em 1898, é um dos principais cartões postais de Belo Horizonte transformando-se definitivamente em atração turística. – A foto acima, mostra o Salão do Banquete, onde hoje são realizados jantares e almoços de solidariedade, promovidos pelo Governo do Estado em prol de hospitais, entidades filantrópicas, entre outras obras beneficentes
Também participarão da cerimônia seguida de jantar no Palácio, o Presidente Nacional da Abrajet, Evandro Novak (SC); o Presidente da Abrajet/MG, José Aparecido Ribeiro; o Secretário de Estado Cultura e Turismo de Minas, Leônidas Oliveira; o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman e o Presidente da Belotur, Gilberto Castro.
– “Estamos felizes com a realização do congresso nacional em BH e com o apoio dado ao evento. A edição mineira, com certeza, entrará nos anais da história da nossa querida Abrajet”, diz Antônio Claret Guerra, vice-presidente da Abrajet-MG.
– No dia 23, os trabalhos começarão cedo. Às 8 horas, no Hotel Plaza BH, com a reunião dos membros do Conselho Nacional da Abrajet, com a participação de presidentes das Seccionais. A tarde será realizada. a Assembleia Geral da ABRAJET, onde todos os associados presentes poderão participar.
– Após as reuniões, os congressistas farão um city tour por BH, em seus mais nobres pontos turísticos como o Complexo Arquitetônico da Pampulha e o Circuito Cultural da Praça da Liberdade.
– A visita será guiada por profissionais especializados em turismo. Além da Pampulha, os congressistas conhecerão o bairro de Santa Teresa, importante reduto gastronômico, cultural e boêmio da capital mineira.
– No dia 24 de novembro, sexta-feira, os congressistas terão o provilégio de conhecer o maior museu a céu aberto da América Latina, o Inhotim. Durante todo o dia, eles apreciarão as obras, além de conhecerem as belezas naturais de um dos destinos mais procurados em Minas Gerais.
– No dia 25, a programação segue para a histórica Ouro Preto, berço da cultura mineira. E no domingo, dia 26, a agenda será na Feira de Artesanato da Afonso Pena. A programação se encerrará no Mercado Central, orgulho dos belo horizontinos e eleito pela revista TAM Viagens como o terceiro melhor mercado do mundo.
Uma da atrações turísticas mais famosas da capital mineira, é a Igreja de São Francisco de Assis, que faz parte do Complexo Arquitetônico da Pampulha de autoria do consagrado arquiteto Oscar Niemayer
No interior do Palácio podem ser vistos os candelabros em bronze dourado, o piso em parquet, seus lustres em cristal, os painéis alegóricos, seus torreões, a beleza da escadaria principal encomendada a uma empresa da Bélgica e o rico mobiliário que embeleza todas as dependências do Palácio.