ABRAJET PROMOVE O 40o. CONGRESSO NACIONAL NA CAPITAL DE ALAGOAS

—  Nesta quarta-feira, 24, os jornalistas serão recepcionados pelo presidente da Abrajet Alagoas, Igor Preira,  no IPIOCA BEACH RESORT, para chek in e hospedagem.  O Evento começa nesta  quinta-feira, dia 25, com todos os eventos do congresso realizados no Auditório do  Ipioca Beach Resort.

“A Nova Era do Jornalismo de Turismo: Inovação e compromisso com a verdade” é o tema central do 40º Congresso da Abrajet Nacional que será realizado em Maceió, capital de Alagoas, de 25 a 28 deste mês de setembro.

Os congressistas serão recepcionados no aeroporto Zumbi de Palmares, que fica na grande Maceió, na cidade de Rio Largo e, conforme o presidente da Abrajet/Al, Igor Pereira, e seus colegas associados, uma intensa programação foi elaborada para que todos tenham a chance de conhecer um pouco dos muitos atrativos de Maceió.

– Como todas as atividades oficiais do congresso serão realizadas no anfiteatro do Ipioca Beach Resort, os presidentes da Abrajet/Nacional, Luiz Pires e Igor Pereira, de Alagoas, acertaram a programação de forma a contemplar a parte técnica com a degustação ou experiência dos produtos turísticos.

Dia 25, quinta-feira, inicia com a recepção dos jornalistas – cerca de 80 profissionais- e seus acompanhantes, com a realização do check-in no Ipioca Beach Resort a partir das 14h. A tarde será livre para que todos conheçam o ambiente, pois o hotel e suas dependências, com muitas piscinas, salas de estar, de jogos, de ginástica e espaços de recreação, bem como a praia de Ipioca já são atrativos.  A cerimônia oficial de abertura, com manifestações das lideranças jornalísticas e autoridades, será às 19 horas.

No dia 26, sexta-feira – das 8 às 12 horas – ocorrem atividades do Congresso, a reunião do Conselho Nacional da Abrajet e a Assembleia Geral Ordinária. Na pauta da Assembleia Geral, figuram a aprovação da cidade que sediará a reunião do Conselho Nacional, no primeiro semestre de 2026; Aprovação da sede do 41º Congresso da Abrajet Nacional em 2026; entrega dos troféus às melhores publicações sobre o XXXIX Congresso da Abrajet Nacional realizado em Piratuba-SC e Marcelino Ramos-RS, em dezembro de 2024. Nessas duas reuniões, os presidentes das seccionais apresentam seus relatórios de atividades realizadas durante o ano.

Na parte da tarde a Associação dos Municípios de Alagoas (AMA) apresentará os atrativos turísticos/culturais de Alagoas, após palestra e workshop sobre o tema do 40º Congresso, “A Nova Era do Jornalismo de Turismo: Inovação e compromisso com a verdade”, com Vânia Monteiro, da Growth Mentoring. Público-alvo: associados da Abrajet. Aberta aos acompanhantes.

Com 102 municípios associados, a AMA é presidida por Marcelo Beltrão prefeito de uma cidade também turística, Coruripe, cujo litoral é muito lindo, com praias como as do Pontal de Coruripe, com uma barreira de corais e arrecifes formando uma verdadeira piscina de águas claras e cachoeiras, praias do Miaí de Baixo e Miaí de Cima e os Baixios de Dom Rodrigo, excelente para a pratica de mergulho.

– Nesse contato com os jornalistas brasileiros, a diretoria da AMA e suas equipes irão mostrar as Alagoas do litoral, do agreste, do cangaço, do velho e grandioso Chico, do senhor do engenho, do índio, dos negros e da escravidão.

— E o seu folclore muito rico, que vai desde a dança do coco alagoana, dança da fita, de São Gonçalo, quadrilha, dança do Toré. Também serão apresentadas as regiões de cada Folguedo. O mais tradicional Bumba Meu Boi, as Cavalhadas (também presentes no Rio Grande do Sul) e, entre outras, o que chamam de Chegança- que narra a luta entre mouros e cristãos.

A parte relativa ao cangaço/ o a navegação do rio São Francisco fica por conta do município de Penedo e de Piranhas, essa última uma pequena cidade histórica do sertão de Alagoas, localizada às margens do Rio São Francisco, um ponto de partida para explorar a Rota do Cangaço e dos cânions.

— Ali as cabeças de Lampião e de Maria Bonita foram expostas em via pública, depois de mortos pelos “macacos”, como Lampião chamava os policiais que o perseguiam e o mataram, junto com sua companheira.

– Tem, no agreste, mais precisamente na Serra da Barriga, o espaço onde Zumbi criou o quilombo, símbolo da resistência ao escravagismo, tema que atravessou a história e ficou sendo, inclusive para os livros didáticos, o Quilombo dos Palmares. São muitas as atrações.

Claro que as belezas e atrativos de Maceió, o Caribe Brasileiro, serão apresentados, de forma que quando os congressistas fizerem o city tour, no sábado, dia 27, já terão noção clara sobre as muitas atrações da capital das praias, praças, atrativos da linda capital de Alagoas.

Ainda na tarde de sexta-feira, às 15h, o presidente da Abrajet/AL, Igor Pereira, receberá homenagem especial pelo Dia Mundial do Turismo, na Assembleia Legislativa/AL. Receberá a Comenda Luís Vasconcellos, o personagem que mudou a configuração do turismo em Maceió.

– Foi um empreendedor que acreditou na capacidade da sua cidade em ser o Caribe Brasileiro, ajudou na criação da infraestrutura e nunca poupou esforços para apoiar demandas que resultassem em desenvolvimento econômico, turístico e cultural da sua cidade e de Alagoas. A diretoria executiva da Abrajet/Nacional prestigiará a homenagem.

O complexo turístico oferece estrutura completa, com restaurantes, banheiros, mirante e opções de lazer como passeios de barco, caiaque e stand-up paddle.  Haverá uma parada no hotel Sais Beach Living e visita ao hotel Transamérica. O dia dedicado à gastronomia, cultura e belezas naturais.

A Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – ABRAJET foi fundada no dia 26 de janeiro de 1957, na cidade do Rio de Janeiro, por um grupo de jornalistas e escritores desejosos de ver atividade turística conquistando o seu merecido espaço no Brasil.

— Os pioneiros foram: Domingos C. Brandão, Belfort de Oliveira, Fernando Hupsel de Oliveira, Luiz D. P. Bravo, Aulete de Almeida, Hilda Peres de Medeiros, José Mário Alves da Silva e Oberon Bastos de Oliveira.

— Depois de alguns anos, foram sendo criadas abrajetes em outros estados brasileiros. A partir de um encontro realizado em Salvador, Bahia, sob a liderança do jornalista Carlos Casaes, foi eleita, então uma chapa nacional, com representantes de todos os estados. Desde sua fundação a entidade tem a missão de divulgar e incentivar iniciativas em favor do turismo.

— Presidida, atualmente , pelo jornalista Luiz Pires (TO) e tendo como vice-presidente, Juarez Tavares (RS), a Abrajet/Nacional está presente em 20 Estados, sendo 13 com seccionais e 7 com comitês. O quadro de associados registra aproximadamente 200 profissionais, que atuam em mais de 140 canais de mídias sociais como blogs, jornais, revistas, TVs, rádios e em assessorias de imprensa de órgãos públicos ou empresas setor de turismo.

SAIBA MAIS: https://abrajetnacional.com.br/quem-somos/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *