Na foto, a partir da esquerda, a gestora estadual de turismo do SEBRAE-SC, Aline Miranda, a diretora-presidente da ABIH-SC, Margot Rosenbrock, o diretor superintendente do SEBRAE-SC, Carlos Henrique e a gerente executiva da ABIH-SC, Juliana B. Castro
No dia 26 de novembro, a diretora-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina (ABIH-SC), Margot Rosenbrock, e a gerente executiva Juliana Bossi Castro estiveram reunidas, com o diretor superintendente do SEBRAE-SC, Carlos Henrique Ramos Fonseca, e a gestora estadual de turismo da entidade, Aline Miranda. O encontro, realizado na sede do SEBRAE em Florianópolis, teve como pauta principal o fortalecimento da parceria entre as instituições para impulsionar o turismo e a hotelaria no estado ao longo de 2025.
Durante a reunião, foi destacada a importância da presença do SEBRAE-SC no 36º Encatho & Exprotel, o maior evento de hotelaria do Sul do Brasil, que acontecerá de 29 a 31 de julho de 2025, no CentroSul, em Florianópolis. “Este evento é fundamental para a atualização dos empreendedores, o fortalecimento da conexão entre o poder público e privado, a qualificação da mão de obra, além de aproximar os empresários das principais entidades do setor. A participação do SEBRAE-SC reforça o papel estratégico da entidade de unir forças em prol do desenvolvimento do turismo catarinense e do apoio ao empresário na gestão do seu negócio”, destacou Margot Rosenbrock.
Outro ponto importante debatido foi o projeto “Café de Hotel”, uma iniciativa que levará encontros presenciais para as regiões turísticas de Santa Catarina, reunindo hoteleiros e empresários locais para discussões sobre as demandas e desafios do setor. “Este projeto teve grande sucesso nas edições realizadas ao longo desse ano. É uma oportunidade única de dialogar diretamente com os hoteleiros e empreendedores, entendendo as necessidades da região e apresentando soluções práticas. Ter o SEBRAE-SC como parceiro desses encontros é muito importante para potencializar a conexão da cadeia produtiva em cada encontro”, afirmou Juliana Bossi Castro.
O SEBRAE-SC também sinalizou apoio à formatação de um projeto voltado para a melhoria da gestão e capacitação do hoteleiro catarinense, promovendo inovação e sustentabilidade no setor. “É uma prioridade para nós fomentar iniciativas que gerem impacto direto na competitividade e na gestão eficiente dos pequenos e médios negócios. Projetos como este refletem nosso compromisso em transformar desafios em oportunidades de crescimento”, enfatizou Carlos Henrique.
A gestora estadual de turismo do SEBRAE-SC, Aline Miranda, ressaltou o papel das parcerias em gerar resultados significativos para a economia catarinense e destacou alguns números do setor, mostrando a força do observatório do SEBRAE-SC em captar dados que auxiliam nas melhores tomadas de decisões. “Trabalhar em conjunto com a ABIH-SC nos permite alcançar empresários de todo o estado, fortalecendo o turismo como uma das principais cadeias produtivas. A soma de esforços é essencial para garantir resultados positivos e duradouros”.
A reunião reforçou a importância de iniciativas conjuntas para potencializar o setor de turismo e hospitalidade em Santa Catarina. Além da presença no Encatho & Exprotel e do apoio ao projeto Café de Hotel, o SEBRAE-SC reafirmou seu compromisso com o apoio a qualificação dos gestores para uma melhor gestão da rede hoteleira, proporcionando não apenas suporte estratégico para micro e pequenos empresários, mas também um apoio para uma gestão com melhores resultados para o negócio.
A diretora-presidente da ABIH-SC finalizou destacando o impacto dessa parceria ao longo de sua gestão. “O turismo é uma das cadeias produtivas mais relevantes para a economia estadual e nacional. Trabalhar ao lado do SEBRAE-SC nos permite criar soluções que geram impacto econômico, social e ambiental, fortalecendo ainda mais a hotelaria de Santa Catarina como referência na arte do bem receber”.