
O 1º. Fórum Estadual das Instâncias de Governança Regionais (IGRs), realizado num encontro que reuniu simultaneamente, via on line, no dia 16 de setembro, as 15 regiões turísticas de Santa Catarina, incluindo o Litoral Catarinense, o Oeste e o Extremo Oeste.

– A programação principal foi a palestra da especialista Luciana Thomé, “IGR como Rede de Cooperação: O Papel da Governança no Desenvolvimento Regional”, e uma dinâmica colaborativa com os participantes para a construção conjunta do plano de ação regional.
– A iniciativa do Sebrae/SC, em parceria com a Santur – Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina, visa consolidar as IGRs como protagonistas na gestão do turismo catarinense.

– No encontro realizado no Instituto Cultural Grünenwald, em Porto União, participaram além do trade turístico, representantes de 14 municípios das regiões da Amplanorte (com sede em Mafra) e da Amarp (com sede em Videira).
– No encerramento da palestra gerada pelo Sebrae em Florianópolis, em cada uma das 15 regiões, foi realizada uma dinâmica colaborativa, conduzida por consultores especializados, envolvendo os participantes na construção conjunta de planos de ação estratégicos para cada IGR.

O município de Irineópolis foi representado pelo COMTUR-Conselho Municipal de Turismo, Maritza Martins Manzani (presidente), à esquerda na foto, e os membros, Roberto Domit de Oliveira, Lúcio Colombo, Lilian Eliane Batschauer (secretária de Turismo), (no centro) e Eliane Cardoso Nogara (à direita)
A iniciativa é destinada aos representantes das IGRs de todo o Estado, ao trade turístico local, gestores públicos de turismo e instituições de apoio e fomento. – O objetivo central da mobilização é alinhar ações e diretrizes entre Governo do Estado, municípios, entidades privadas e sociedade civil organizada, de modo a potencializar o planejamento integrado em áreas como turismo, inovação, sustentabilidade, infraestrutura e geração de oportunidades econômicas.
– O Fórum focou justamente no envolvimento do setor produtivo na construção de um turismo mais forte, sustentável e integrado, capaz de gerar oportunidades de negócios e desenvolvimento regional. –

– Para a gestora estadual de projetos de turismo do Sebrae/SC, Aline Miranda, “esse é um passo decisivo: – o Fórum representa a união de esforços para que o turismo catarinense avance de forma integrada e sustentável.
– Ao fortalecer as IGRs e valorizar as vocações de cada região, criamos condições para ampliar a competitividade do nosso Estado e gerar novas oportunidades para empreendedores locais”, afirma.
– A iniciativa é destinada aos representantes das IGRs de todo o estado, ao trade turístico local, gestores públicos de turismo e instituições de apoio e fomento.

– A idéia é consolidar as IGRs como instrumentos de articulação regional, fundamentais para garantir mais competitividade, melhorar a qualidade de vida da população e ampliar a presença de Santa Catarina em cenários nacional e internacional na prática do Turismo Sustentável.
Edição de Texto e Fotos: Lúcio Colombo
www.luciocolombo.com.br